segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Conceito de Interactividade

1- O que significa para si interactividade?

Interactividade poderá significar a possibilidade de intercâmbio entre um ou mais intervenientes no processo de comunicação. Tal definição pode ser elucidada no livro “Multimédia e tecnologias interactivas” de Nuno Magalhães Ribeiro onde refere que a interacção é entendida como uma forma de comunicação recíproca – do tipo acção-reacção.


2- Que esforço, quando comparado com outros tipos de comunicação, pensa que a comunicação digital requer?

A comunicação digital envolve meios, normalmente, não tão simples ou triviais como por exemplo uma conversa de café ou folhear o jornal. Tem de existir um à vontade com a plataforma na qual a comunicação é estabelecida. Por norma, é exigido ao utilizador que tenha conhecimentos mínimos para que consiga utilizar adequadamente de forma rentável o suporte a que se propõe. A título de curiosidade, as pessoas de um escalão etário mais jovem têm, por regra, uma maior aptidão para lidar com os vários suportes digitais comparativamente a pessoas de um escalão etário mais envelhecido. Isto deve-se ao facto das gerações mais jovens terem à sua disposição este tipo de meios.


3- Para que se considerem que as respostas são interactivas é necessário que sejam em tempo real?

Não é necessário que as respostas sejam em tempo real para que sejam interactivas, pois, por exemplo, num fórum de discussão na Internet, as várias pessoas colocam perguntas, respostas e opiniões, e nem todas se encontram on-line ao mesmo tempo. Mesmo assim, a troca de informação entre elas não deixa de ser feita, isto é, não deixa de existir interactividade. No entanto esta chamada “acção-reação” deve proporcionar um nível de resposta aceitável, sobe pena de ruptura ou incompreensão.


4- Alguém referiu recentemente que a interactividade é uma qualidade dos indivíduos que usam o meio, em vez de ser uma qualidade do próprio meio. Como responderia?

Consideramos que a interactividade é uma qualidade de ambos, embora possa ser condicionada tanto pelo meio como pelo indivíduo. Ou seja, tem de ser uma qualidade partilhada em simultâneo, para que se possa falar de um sistema interactivo. Como por exemplo: alguém está a ler o jornal, mas por um dado motivo não concorda com uma dada notícia. Se o jornal (o meio) não lhe fornecer um meio de resposta (uma morada, um telefone) através do qual o indivíduo possa dar a sua opinião, apesar de este ser manifestamente interactivo (ter opinião e querer responder) o sistema não o é, devido ao meio. Outro exemplo possível, um quiosque multimédia permite visualizar o mapa de uma cidade e informações sobre os pontos mais interessantes desta (monumentos, nome das ruas, etc.) mediante a escolha do utilizador. Se o utilizador não proceder de forma correcta (ou não manifestar interesse) a interactividade perde-se não devido ao meio, mas ao indivíduo.


5- Alguns tipos de comunicação permitem mais controlo que outros. O que pensa que ocorre com a comunicação digital?

De facto, na comunicação digital pode haver menos controlo da informação, mas se forem tomadas as medidas adequadas (publicação de comentários a notícias apenas depois de "aprovados", tal como acontece com as cartas dos leitores dos jornais convencionais), acaba por existir um certo controlo, embora que limitado. Contudo,
o controlo excessivo pode levar a que a interactividade seja penalizada, uma vez que a troca de informação é mais demorada. Um exemplo bastante elucidativo desta situação diz respeito ao fenómeno dos blogs, nos quais o controlo da informação é de facto bastante difícil, senão impossível de efectuar. Isto leva a que informação errada possa ser transmitida e difundida muito rapidamente, tornando-se mesmo um caso sério de "desinformação" ou que um elevado número de pessoas formem uma opinião errada sobre um dado tema de fundo da sociedade.
No entanto, à medida que as tecnologias vão evoluindo a tendência é para o aumento da interactividade e do controlo em termos de utilização.



6- Quais são as vantagens e desvantagens da comunicação digital?


No que toca às vantagens da comunicação digital enumerámos alguns aspectos que julgamos ser os principais: Anytime, anywhere. As informações podem ser difundidas em tempo-real e com uma maior rapidez e riqueza de conteúdos (multimédia).
Em contraponto temos as seguintes desvantagens: existe uma maior possibilidade de serem transmitidas informações erradas, devido ao facto de existir um menor controlo da informação, para além de que se possa aceder a alguns tipos de comunicação é necessário ter um know-how técnico nem sempre acessível a todos.


7- Alguns profissionais de comunicação consideram a comunicação digital ameaçadora. O que pensa disso?

A comunicação interactiva pode ter o seu quê de ameaçadora, dado que toda a gente, mesmo sem dominar a temática, pode emitir a sua opinião de forma livre. Por vezes, este tipo de situações pode originar "boatos" e a circulação de informações erradas, que com o tempo correm o risco de ser encaradas como "verdadeiras". Alguns profissionais podem considerar a interactividade ameaçadora, pois o seu trabalho pode ser posto em causa com muito mais facilidade, basta observar a secção de comentários a artigos (noticiosos ou de opinião) nos jornais "on-line". Cabe aos profissionais de comunicação se adaptarem a esta nova realidade. Num outro prisma, mencionando o Professor Jorge Pedro Sousa da Universidade Fernando Pessoa, esta interactividade, ou seja, a possibilidade de o receptor participar e interagir com o jornal e até noticiar e funcionar com informação, ajuda a nivelar o papel do jornalista e do leitor, assim como aumentar a participação deste último.

Links:

O conceito de interactividade: