quarta-feira, 24 de outubro de 2007

O maior evento multimédia de sempre

Iniciativa Numa era em que os direitos dos cidadãos são cada vez mais postos em causa pelas medidas de segurança decorrentes da ameaça terrorista, numa altura em que o desencanto com os políticos faz alastrar o desinteresse pela cidadania, quando os movimentos totalitários vão conquistando simpatias em actos eleitorais democráticos, impõem-se o debate. A democracia está longe de ser um dado adquirido. Bem pelo contrário, é algo que se constrói diariamente.

Por isso mesmo os jornais METRO de todo o mundo aderiram à iniciativa “why democracy?” , no que constituí o maior evento multimédia de sempre sobre um tema da actualidade. Na televisão, na rádio, on-line e em todos os MEMBRO – que se publicam em 100 das principais cidades de 21 países da Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia – esta discussão à escala global alcança mais de 300 milhões de pessoas, em cerca de duas centenas de países.
Promovido pela estação Britânica BBC o “why democracy?” tem como ponto de partida a exibição de dez documentários realizados por cineastas de todo o mundo, os quais abordam temas que vão desde os métodos de tortura dos Estados Unidos até à eleição de um monitor de turma numa escola primária da China, passando pelos casos dos “cartoons” dinamarqueses que provocaram a ira da comunidade muçulmana.

Além destes filmes, que a BBC começou já a transmitir, a iniciativa passa igualmente pela criação de outros pequenos 20 filmes, subordinado ao tema “ O que é que a democracia significa para mim?”, cuja exibição será predominantemente feita on-line. Ao mesmo tempo, mais de 40 cadeias de televisão em todo o mundo estão a promover o debate, numa estreita ligação com a iniciativa global. A discussão está também a decorrer on-line, quer no site
http://www.whydemocracy.net/., quer no conhecido Myspace.com, onde alguns destes pequenos filmes foram estreados.

O METRO associa-se ao evento como jornal oficial, publicado, ao longo dos próximas semanas, o testemunho de pessoas conhecidas, políticos ou não, sobre a democracia. Ao todo são dez perguntas, iguais em todas as edições do METRO de todo o mundo. Evo Morales e Pelé encontram-se entre os que já responderam a este desafio.

BBC
METRO
Segunda-Feira 22 de Outubro de 207