sábado, 20 de outubro de 2007

"Second Life" para lá da realidade

Neste post o objectivo principal é explicar de uma forma simples e sucinta o que é na realidade o Second Life. O second Life é encarado como um mundo virtual em 3D inteiramente criado / moldado pelos utilizadores. Este sistema ciado em 2003, tem vindo a expandir-se de forma exponencial e na actualidade este pseudo “mundo” tem no seu registo mais de 10 milhões de utilisadores, das mais variadas zonas do globo. Nunca é de mais enfatizar que a “população” actual do second life supera numericamente a população Portuguesa, segundo o último censo realizado em 2001.

A partir do momento em que entramos neste mundo virtual, somos contemplados por um vasto conjunto de continentes / ilhas nas quais podemos encontrar um conjunto de diferentes pessoas, algumas de aspecto verdadeiramente desconcertante. Diz o Second life, que basta explorar um pouco para que criemos nós próprios a nossa sociedade, a nossa “sociedade perfeita”. Cada utilizador passa a deter direitos de posse sobre a aquilo que criou, e à semelhança das nossas sociedades, também aqui é permitido a troca ou venda das nossas criações, no fundo um negócio virtual.

As grandes multinacionais têm vindo a deslocar-se também para este mundo, acompanhado as tendências e mantendo-se a par das novidades. Não é difícil encontrar, por exemplo,stands de marcas conhecidas a publicitar os seus mais recentes produtos ou criações. As marcas aproveitam esta interactividade para criar produtos que vão de encontro as necessidades e aos gostos dos clientes. Aqui o negócio já não é virtual, mas sim real, e com vários milhões de dólares a circular diariamente. Para comuns mortais como nós existe o Linden dollar, a moeda oficial do sencod life.

Site oficial:
http://secondlife.com/
Onde acaba o mundo virtual e começa a realidade!