quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Comentário ao texto de Steve Johnson “Tudo o que é mau faz bem”


O autor inicia o seu texto abordando a temática da cultura de massas, fazendo referência à ideia preconcebida de que este tipo de cultura se encontra em declínio acentuado contribuindo para a iliteracia – tendência designada por curva de sleeper.


No entanto, Steve Johnson não partilha desta visão, acreditando que o cenário tem contrariamente, pouco de negativo. Este ressalva para a necessidade de criar novos instrumentos para que se possa compreender todo o global da situação. Partindo da tese de McLuhan de que os meios são uma "extensão do corpo" compreende-se que a visão de Johnson está correcta ao defender a criação dos chamado novo barómetro – análise do passado para compreender o presente e prever o futuro. Não nos podemos esquecer da importância das competências cognitivas na formação do indivíduo. Em jeito de exemplo, basta olhar para o nosso quotidiano e observar o interesse dos jovens pelos jogos de computador. Se lhes for retirado este hobbie ficaram desniveladas em comparação com as de outros jovens.


Contrariamente ao senso comum, a televisão e o computador são “um alimento para o espirito” que torna uma cultura “intelectualmente mais exigente e não menos”. Relacionando com a frase de MclLuhan de que “o meio é a mensagem” podemos tomar como exemplo imediato o computador, que funciona como “o meio” e nós indivíduos como “a mensagem” influenciada pela conteúdo transmitido por esse meio. Daí que o aparecimento da televisão, e mais recentemente do computador tenha conduzido a alterações significativas nas capacidades cognitivas dos indivíduos em geral. Para finalizar recordamos que para McLuhan: “O meio é a mensagem porque é o meio que modela e controla a escala e forma das associações e trabalho humanos (MCLUHAN, 1996:30) .


Na secção que aborda o tema “Jogos” Steven Johnson exorta para as vantagens destes, referindo que são importantes para o desenvolvimento humano, comparando-os com os livros. Numa sociedade cada vez mais globalizada os jogos e a realidade virtual que lhes é inerente, tem obviamente consequências na sociedade. Entendemos assim que “as tecnologias não são boas, nem más mas também não são neutras” Kranzberg, Leis da Tecnologia. O que pode ser encarado como positivo ou negativo, são as interpretações que cada indivíduo faz da tecnologia. Daí que segundo o autor, tanto os livros como os jogos têm as suas próprias vantagens e desvantagens. Se por um lado os livros desenvolvem a nossa capacidade em termos de imaginação, por outro os jogos têm repercussões na capacidade / velocidade de raciocínio.


Referência Bibliográfica:

McLUHAN, Marshall - Comprender los medios de comunicación: Las extensiones del ser humano. Barcelona, Piados, 1996.








segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Conceito de Interactividade

1- O que significa para si interactividade?

Interactividade poderá significar a possibilidade de intercâmbio entre um ou mais intervenientes no processo de comunicação. Tal definição pode ser elucidada no livro “Multimédia e tecnologias interactivas” de Nuno Magalhães Ribeiro onde refere que a interacção é entendida como uma forma de comunicação recíproca – do tipo acção-reacção.


2- Que esforço, quando comparado com outros tipos de comunicação, pensa que a comunicação digital requer?

A comunicação digital envolve meios, normalmente, não tão simples ou triviais como por exemplo uma conversa de café ou folhear o jornal. Tem de existir um à vontade com a plataforma na qual a comunicação é estabelecida. Por norma, é exigido ao utilizador que tenha conhecimentos mínimos para que consiga utilizar adequadamente de forma rentável o suporte a que se propõe. A título de curiosidade, as pessoas de um escalão etário mais jovem têm, por regra, uma maior aptidão para lidar com os vários suportes digitais comparativamente a pessoas de um escalão etário mais envelhecido. Isto deve-se ao facto das gerações mais jovens terem à sua disposição este tipo de meios.


3- Para que se considerem que as respostas são interactivas é necessário que sejam em tempo real?

Não é necessário que as respostas sejam em tempo real para que sejam interactivas, pois, por exemplo, num fórum de discussão na Internet, as várias pessoas colocam perguntas, respostas e opiniões, e nem todas se encontram on-line ao mesmo tempo. Mesmo assim, a troca de informação entre elas não deixa de ser feita, isto é, não deixa de existir interactividade. No entanto esta chamada “acção-reação” deve proporcionar um nível de resposta aceitável, sobe pena de ruptura ou incompreensão.


4- Alguém referiu recentemente que a interactividade é uma qualidade dos indivíduos que usam o meio, em vez de ser uma qualidade do próprio meio. Como responderia?

Consideramos que a interactividade é uma qualidade de ambos, embora possa ser condicionada tanto pelo meio como pelo indivíduo. Ou seja, tem de ser uma qualidade partilhada em simultâneo, para que se possa falar de um sistema interactivo. Como por exemplo: alguém está a ler o jornal, mas por um dado motivo não concorda com uma dada notícia. Se o jornal (o meio) não lhe fornecer um meio de resposta (uma morada, um telefone) através do qual o indivíduo possa dar a sua opinião, apesar de este ser manifestamente interactivo (ter opinião e querer responder) o sistema não o é, devido ao meio. Outro exemplo possível, um quiosque multimédia permite visualizar o mapa de uma cidade e informações sobre os pontos mais interessantes desta (monumentos, nome das ruas, etc.) mediante a escolha do utilizador. Se o utilizador não proceder de forma correcta (ou não manifestar interesse) a interactividade perde-se não devido ao meio, mas ao indivíduo.


5- Alguns tipos de comunicação permitem mais controlo que outros. O que pensa que ocorre com a comunicação digital?

De facto, na comunicação digital pode haver menos controlo da informação, mas se forem tomadas as medidas adequadas (publicação de comentários a notícias apenas depois de "aprovados", tal como acontece com as cartas dos leitores dos jornais convencionais), acaba por existir um certo controlo, embora que limitado. Contudo,
o controlo excessivo pode levar a que a interactividade seja penalizada, uma vez que a troca de informação é mais demorada. Um exemplo bastante elucidativo desta situação diz respeito ao fenómeno dos blogs, nos quais o controlo da informação é de facto bastante difícil, senão impossível de efectuar. Isto leva a que informação errada possa ser transmitida e difundida muito rapidamente, tornando-se mesmo um caso sério de "desinformação" ou que um elevado número de pessoas formem uma opinião errada sobre um dado tema de fundo da sociedade.
No entanto, à medida que as tecnologias vão evoluindo a tendência é para o aumento da interactividade e do controlo em termos de utilização.



6- Quais são as vantagens e desvantagens da comunicação digital?


No que toca às vantagens da comunicação digital enumerámos alguns aspectos que julgamos ser os principais: Anytime, anywhere. As informações podem ser difundidas em tempo-real e com uma maior rapidez e riqueza de conteúdos (multimédia).
Em contraponto temos as seguintes desvantagens: existe uma maior possibilidade de serem transmitidas informações erradas, devido ao facto de existir um menor controlo da informação, para além de que se possa aceder a alguns tipos de comunicação é necessário ter um know-how técnico nem sempre acessível a todos.


7- Alguns profissionais de comunicação consideram a comunicação digital ameaçadora. O que pensa disso?

A comunicação interactiva pode ter o seu quê de ameaçadora, dado que toda a gente, mesmo sem dominar a temática, pode emitir a sua opinião de forma livre. Por vezes, este tipo de situações pode originar "boatos" e a circulação de informações erradas, que com o tempo correm o risco de ser encaradas como "verdadeiras". Alguns profissionais podem considerar a interactividade ameaçadora, pois o seu trabalho pode ser posto em causa com muito mais facilidade, basta observar a secção de comentários a artigos (noticiosos ou de opinião) nos jornais "on-line". Cabe aos profissionais de comunicação se adaptarem a esta nova realidade. Num outro prisma, mencionando o Professor Jorge Pedro Sousa da Universidade Fernando Pessoa, esta interactividade, ou seja, a possibilidade de o receptor participar e interagir com o jornal e até noticiar e funcionar com informação, ajuda a nivelar o papel do jornalista e do leitor, assim como aumentar a participação deste último.

Links:

O conceito de interactividade:

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Como Tudo Começou...

Após uma longa e penosa discussão acerca do nome do blog, com várias peripécias pelo meio, nós os membros do grupo – Vanessa Neto e João Agostinho – chegámos a um nome que vai de encontro aos nossos valores. Como tal, nomeámo-lo “Freestyle 007”.

Escolha do Nome do Blog

Muitos interrogar-se-ão o motivo pelo qual optámos por este nome, pelo que passaremos a explicar de forma sucinta. Antes mesmo de chegarmos a um nome que nos identificasse, decidimos optar por um título grafado em Inglês por considerarmos bastante mais funcional neste mundo em que estamos todos à distância de um clique. Freestyle é acima de tudo aquilo que mais caracteriza a sociedade contemporânea, na qual nós nos inserimos. No fundo, todos nós andamos em busca de algo que nos diferencie dos restantes, de forma a que sejamos reconhecidos. Analogamente, queremos demonstrar que o nosso grupo tem algo de novo para oferecer demarcando-nos dos já existentes. Ligado ao nome, encontra-se um número - 007- cuja sua escolha tem duplo significado. Por um lado remete-nos para o presente ano (2007), e por outro lado simboliza o tão conhecido Agente Secreto Inglês – James Bond (007). Esta escolha não foi de todo inocente, a figura de James Bond está associada a um estilo de vida bem diferente e livre, mas também nos transmite a ideia de que tudo pode ser solucionado com êxito e eficiência.

Aspecto Visual Global do Interface Web

Tal como é sabido, o layout da página é um elemento primordial para atrair a atenção do utilizador/ consumidor. Se a página se mostrar credível, o utilizador tende a despender o seu tempo a utilizá-la. Daí que o tenhamos despendido algum tempo a pensar acerca do aspecto visual do nosso Interface Web. Começando pelas zonas de prioridade de leitura do Interface Web, na zona de prioridade 1(canto superior esquerdo da página), pode-se visualizar o Logótipo do Blog, o nome e uma breve descrição. Na zona de prioridade 2 (centro da página), encontram-se os textos e respectivas imagens. Os textos serão repartidos em partes mais pequenas e terão subtítulos para tornar a leitura mais fácil. Na zona de prioridade 3 (zona inferior da página e lado direito), encontra-se informação relativa ao projecto, assim como, arquivos de posts anteriores. No que toca ao grafismo, escolhemos cores bastante sóbrias e elegantes: o branco, onde os textos assentam e o azul como símbolo da liberdade. Queremos deste modo, transmitir confiança e informação de uma forma bem clara ao nosso público.