domingo, 21 de outubro de 2007

A Nossa Comunidade - Alerta Ambiental


Queremos aproveitar o blog para publicitar a nossa comunidade que se intitula “Alerta Ambiental” (link: http://www.communityzero.com/alertaambiental). Esta comunidade teve a sua génese nas aulas de Comunicação Digital, do curso de Comunicação Social e Cultural da Universidade Católica Portuguesa.Passaremos então a explicar em que consiste a nossa comunidade. O título foi escolhido com base nos interesses dos membros do grupo, ambos gostamos de assuntos relacionados com o ambiente. Temos por hábito ler a revista “National Geographic” que aborda com frequência temáticas de cariz ambiental que de certo modo nos têm alertado e aguçado a nossa curiosidade.

O que se pode encontrar na nossa Comunidade?

Neste momento a nossa comunidade conta com 48 membros, e com a participação activa de alguns. A comunidade é formada por áreas distintas: Ideias Verdes, Fórum, Galeria de fotos, Ficheiros de Interesse e Links. Em Ideias Verdes pode-se encontrar notícias da actualidade que abordam questões ambientais, curiosidades relacionadas com a temática, desastres naturais e ainda artigos sobre habitats em risco; no Fórum os membros podem activamente debater questões colocadas por nós – fundadores da comunidade – ou podem ainda debater os artigos colocados em Ideias Verdes, na Galeria de Fotos podem ser visionadas variadas fotos que abordam os vários tipos de poluição, tipos de automóveis amigos do ambiente, e exemplos de desastres ambientais, os membros podem também comentar as fotos; optámos por colocar mais duas divisões – Ficheiros de Interesse e Links – para que os membros tenham acesso a material extra relacionado com a temática ambiental, quer no que toca a filmes, livros, sites na Internet ou até mesmo documentos criados por outros membros.

FeedBack da Comunidade

Esperamos que esta comunidade tenha acrescentado algo, nem que seja apenas no campo da consciencialização. Da nossa parte, achamos que existiu um grande esforço para que os objectivos fossem devidamente atingidos. Temos explorado todas as ferramentas possíveis para que a comunidade funcione a 100%. No que toca à interactividade entre os membros da comunidade, julgamos que está a funcionar na perfeição. Contudo, temos perfeita noção que os membros (os 48) poderiam interagir mais, mas a vida ocupada de cada um condiciona ligeiramente a disponibilidade para tal. Muitos dos membros desconheciam como funcionava uma comunidade, por isso, tivemos de despender algum tempo sugerindo a melhor forma destes participarem.

Blog Vs Comunidade

Ao analisarmos comparativamente a comunidade e o blog, concluímos que existem algumas diferenças, mas também algumas semelhanças. No que toca às semelhanças, concluímos que em ambos os suportes digitais podemos criar links de interesse, e um sistema de votações (que não utilizámos no blog por não acharmos necessário), também é possível haver interactividade entre membros ou outsiders, embora no caso do blog seja a comentar os posts e o caso da comunidade seja a participar no fórum ou a comentar imagens. Por seu turno, encontrámos diversas diferenças, tais como: na comunidade podemos agrupar a informação por categorias, dispomos de um fórum onde os membros discutem activamente ideias, a própria disposição gráfica dos suportes é bastante diferenciada, dispomos ainda de uma galeria de fotos e de um chat (que funciona em tempo real), o que não se verifica no blog. Concluímos então que o blog é utilizado maioritariamente como uma ferramenta de trabalho.

Conclusão

Globalmente, tem estado a ser uma experiência gratificante e bastante inovadora, embora haja sempre pontos de divergências em termos opinativos entre os membros do grupo. Aconselhamos vivamente a experiência de criar uma comunidade, ainda que seja por poucos dias! Embora, nos tenhamos deparado com algumas dificuldades na construção da comunidade. Foram despendidas várias horas para que conseguíssemos explorar na totalidade todas as funcionalidades e ferramentas disponíveis. No nosso caso gostaríamos que a comunidade continuasse, mas não existem verbas para tal. Utopicamente falando, para a manutenção desta comunidade manteríamos o mesmo registo e as mesmas convicções. Contudo, necessitaríamos de uma maior disponibilidade de tempo e de recursos, quer de software, quer económicos para prosseguir com a comunidade. Talvez pudéssemos fazer uma maior publicidade, apelando à participação e maior mobilização dos membros afim de melhorar a interactividade, quer quantitativamente, quer qualitativamente.

1 comentário:

João D. disse...

Como participante na comunidade, considerei que foi uma experiência gratificante, que nos enriqueceu a todos mais um pouco, por ter havido troca de informações sobre um tema que está cada vez mais em voga e ao qual cada vez mais temos de dispensar a nossa atenção, por se tratar do nosso Futuro.
Considero que a Comunidade estava bem estruturada, com exemplos bem flagrantes dos resultados dos nossos descuidos ambientais, e das pequenas coisas que podemos fazer para ajudar a melhorar.